Pessoas de esquerda são mais inteligentes que as de direita, aponta estudo




Um polêmico estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita, tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.

A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.

Os dados analisados ​​são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade.

“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitar em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso as fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.

Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relacionaa com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.

Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo. Analisados dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que pessoas com baixa inteligência detectado na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou.

“No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.

Quem quiser conferir a entrevista na revista Psychology Today pode acessar o link (em inglês).



Fonte: Cambio 21. Tradução: @Rodopiou
.

10 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

O texto original é "Why Liberals Are More Intelligent Than Conservatives" Liberals é uma coisa, ser de esquerda é outra coisa. Mais uma manipulação de certa esquerda.

Erick da Silva disse...

Assim como vc deveria saber que "liberals" não é sinônimo de "liberal" ou "neoliberal" em seu sentido literal, mas sim abrange uma contraposição entre "liberal" e "conservador", tendo o termo "liberal" um sentido diverso ao que adotamos nestes lados do trópico, como vc deve bem saber.
Mais uma tipa manipulação de uma certa direita.

Anônimo disse...

Erick, não adiante inventar coisas não. não faz nem sentido o q vc escreveu "mas sim abrange uma contraposição entre "liberal" e "conservador", tendo o termo "liberal" um sentido diverso ao que adotamos nestes lados do trópico" o q isso quer dizer? "manipulação de uma certa direita" kkkkkkk sério, se o artigo tiver certo, vc pode até ser de esquerda, mas deve ser bem conservador né?? kkkkkkk

Erick da Silva disse...

Se tua cabeça reacionária não entende, talvez queira que eu desenhe?

Erick da Silva disse...

E outra, em vez de ficar pentelhando, podia tentar sair desta pasmaceira e repensar estas baboseiras que tu fica reproduzindo com ares de superioridade tipicas de um pernóstico.

Anônimo disse...

A matéria foi feita para os EUA (único país com dois pés direitos) mas também traz dados do Reino Unido. É só ler essa última parte para ver que o artigo trata esquerda e liberal como sendo a mesma coisa, mas, pelo jeito, ele quer se referir à esquerda mesmo. Chorem tucanos...

Anônimo disse...

A ideologia dos liberals está muito próxima à da nossa centro-esquerda. Empiricamente, tenho percebido q qto mais à direita, mais tapado é o sujeito, e sua inteligência mais se aproxima à de um chimpanzé.

Anônimo disse...

Bem, estou um tantinho atrasado na postagem, mas para ajudar no esclarecimento: o ícone dos neocons destas terras (traumatizados por terem nascido nos trópicos), o sr. Olavo de Carvalho, como este senhor mesmo cansa de frisar, liberal no norte, é esquerda de fato. Nada a haver com nossa etiquetagem. O pessoal da direita acima, tem que se informar melhor com seu idolatrado mentor.

Fanzendo, a Fazeres e aFins! Produção da Artista disse...

Erick, você é muito Lúcido!! Te amo!

Erick da Silva disse...

Obrigado pelo elogio!
Um abraço