Noruega rompe com a igreja



A união da igreja com o estado chegou ao fim na Noruega, depois de uma emenda aprovada no Parlamento que alterou a Constituição norueguesa. A igreja deverá ser financiada pelos seus próprios meios e o país se torna uma nação secular sem religião oficial.
Em um movimento que tomou muitos de surpresa, o Parlamento norueguês aprovou a separação entre Igreja e Estado no curso de uma modificação de sua Constituição. A nação vai se tornar secular, sem nenhuma religião oficial, e o Governo não vai mais participar, como de costume na nomeação da hierarquia da Igreja.
A Igreja da Noruega foi formada depois da Reforma Luterana em 1536, e foi oficialmente chamada Igreja Luterana Evangelista da Noruega. A realidade nos últimos anos é que, além de financiar seus gastos, o Estado passou a entrar nos assuntos da organização, e serviu como um intermediário para reprimir ou "abafar" revoltas e escândalos que envolveram alguns sacerdotes. 
A ideia de quebrar o vínculo tradicional entra a Igreja e o Estado surgiu no início dos anos setenta do século passado, quando começou a crescer a crítica ao fato de que a estrutura religiosa era financiada com o dinheiro dos impostos dos noruegueses. Além disso, a Noruega modificou-se culturalmente ao longo do século XX e XXI, sendo hoje uma sociedade com pouco sentimentos religiosos. Estudos recentes estimam que apenas 2% dos noruegueses frequentam serviços religiosos regularmente, e que 72% nem sequer acreditam em um "Deus pessoal." 
A partir de agora, a Noruega é oficialmente um Estado laico, ingressando tardiamente na modernidade, sem ter mais uma igreja ou religião oficial e promovendo-se, assim, uma sociedade mais plural. Para aqueles que costumam buscar qualidades valorativas no norte e olham, de maneira depreciativa, para o sul global, é bom lembrar que no Brasil a separação entre Igreja e Estado ocorreu já no final do século XIX, em 1891!


Fontes:
http://www.diarioprogresista.es/articulo.asp?idarticulo=12410
http://www.kirken.no/index.cfm?event=doLink&famId=289505

.

5 comentários:

Anônimo disse...

mas aqui no brasil ainda nãos e cobram impostos de igrejas... qdo isso acontecer sim teremos um estado laico verdadeiro!

miriam

Claudio disse...

nunca cortamos laços com a igreja, isso só acontecerá, quando ela começar a pagar impostos tbm

Bruna Abdala disse...

A escravidão tbm acabou com a Lei Áurea e isso não quer dizer nada.

Bruna Abdala disse...

A lei Áurea tbm acabou com a escravidão e isso não quer dizer muita coisa.

Bruna Abdala disse...

A lei Áurea tbm acabou com a escravidão e isso não quer dizer muita coisa.