Protesto dos médicos ‘Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos’


‘Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos’. Este foi o grito de guerra de um grupo de médicos que protestou nesta terça (30/07) em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, conforme noticiou o jornal 'O Globo'.

Sem dúvida esta não é uma palavra de ordem que segue alguma orientação geral dos sindicatos médicos que estão organizando uma série de protestos e greves contra o governo Dilma. Eles não são burros a este ponto, sabem que, em alguma medida, é importante contar com algum apoio junto a sociedade para suas reivindicações.

No entanto, esta talvez seja a palavra de ordem mais sincera já dita pelos médicos nestes atos. Boa parte da resistência da categoria as medidas anunciadas pelo governo, como o programa "Mais Médicos", ocorre por esta visão elitista que os médicos tem sobre si.

Para estes, não importa a situação da população carente que precisa de médico, não interessa que se amplie e democratize o acesso a saúde. Para estes importa, acima de tudo, é manter o "status" de classe privilegiada em um país que ostenta profundas desigualdades.

O Brasil precisa de médicos que gostem de gente, de povo.  Mudar esta postura elitista, modificar este padrão excludente que se perpetua no país é uma tarefa árdua e que não se dará sem resistências.
.

9 comentários:

Paulo Ribeiro Júnior disse...

é surreal, ai está prá quem não acredita em alienígenas.....hilário


Anônimo disse...

Que mentira! Vcs deviam ter vergonha de postar uma coisa destas!

Erick da Silva disse...

Reclame para o jornal O Globo que noticiou, primeiramente, esta notícia.
Ao invés de reclamar da notícia, quem sabe vc, caro anônimo, deveria se preocupar com a qualidade da saúde no país.

Antonio B disse...

Lógico que é mentira!!! Médico culto? Só podem estar de brincadeira...

Anônimo disse...

Quer dizer que a culpa pela saude deste pais estar uma merda é dos médicos??? Faz-me rir!

Anônimo disse...

Travou e nao consegui terminar!medico elitista!!que piada! Tslvez bem antigamente medico fosse elitista, mas agora somos assalariados! E respeitamos muito os ppbres , pois aprendos com eles e neles, pois a formaçao do medico se da em paciente do Sus , ou voces acham que rico vai p hospital escola p medico novo aprender nele. E sabe pq nao tem medico nas zonas dificeis,? E pq nao tem recurso p se fazer um bom atendimento!e wuem desfilou de Armani com a Rainha Elisabeth em Londres , nao foram os medicos mas sim seu LULA.E pq a Dilma nao tratou seu Linfoma no SUS??katia

Hermes Vargas dos Santos disse...

Não são apenas os médicos que moram em outro planeta ...
http://deolhonocreagaucho.blogspot.com.br/2013/07/70-soea-e-8-cnp-sistema-confeacreas.html

Camila disse...

Meu estes médicos daqui são ridículos, dizem que atendem pobre, que não tem infra estrutura para trabalhar, que tem médico o suficiente, mas pra NÓS POBRES, sermos atendidos demora semanas numa fila de espera (quando somos atendidos), quando NÓS somos atendidos os médicos nem olham na nossa cara, nem ouvem o que está se passando com a gente, sempre é uma "virose", sempre passam uma receita qualquer, que acaba agravando outra coisa. Falam mau de médico cubano, mas os caras são um dos melhores do mundo, minha irmã faz medicina lá e diz que lá eles aprendem a atender os paciente sem necessitar de todas as aparelhagens que os médicos daqui dizem que não tem como trabalhar sem, já estou cansada de ouvir tanto médico velho de careira falando babaquice. Isso porque estou em São Paulo, a maior capital do Brasil, uma das que tem mais médicos, imaginem nos interiores do Brasil como é a situação. Programa mais médicos sim, quanto mais médico cubano melhor.

Anônimo disse...

é claro que vcs médicos respeitam os pobres, se eles tiverem dinheiro pra pagar a consulta é claro.Trablahar no nordeste ninguém quer neh