Google "esquece" dia nacional da consciência negra


Em datas comemorativas, usualmente o Google lança logótipos especiais em sua página inicial para homenagear grandes eventos, aniversário de pessoas famosas etc. Esses logotipos especiais são chamados de "Google Doodles".

Neste 20 de novembro, dia da consciência negra no Brasil, o Google não prestou a mesma homenagem que outras datas e acontecimentos mereceram, sem entrar no mérito das escolhas feitas anteriormente pela empresa.

Haverá aqueles que acreditam que isso é apenas uma questão menor, que não deve ser levada tão a sério, mas faço a estes incrédulos, apenas uma indagação: será mera coincidência que as datas e personagens "esquecidos" são sempre os relacionadas aos negros?

A invisibilidade social e histórica se manifesta em situações como esta. Maquiada como escolhas "ocasionais" ou "aleatórias", se reproduz determinados padrões que perpetuam uma determinada lógica de poder e reconhecimento.

O racismo velado talvez seja ainda mais cruel, pois ele cria mecanismos que interditam uma "luta aberta" por direitos. Ele inferioriza e naturaliza situações de opressão e exclusão, exigindo um outro tipo de luta, mais vagarosa e de resultados muitas vezes difíceis de serem mensurados.

Mas enfim, tirem suas próprias conclusões...
.

2 comentários:

z carlos disse...

Olá Erik, veja um comentário que foi feito em meu blog a respeito do seu post:

" Olá Zcarlos,

O autor deste blogue faz até uma pergunta bastante pertinente sobre as datas comemorativas e o Google:
http://www.aldeiagaulesa.net/2013/11/google-esquece-dia-nacional-da.html#.Uo0SSMTxpFk

O que ele não deve ter esquecido é que a google é de judeus... aqueles que pregam a igualdade racial e se colocam de fora, pois acham-se um povo "superior". É como quem diz, pimenta no cu dos outros é refresco.

Um abraço "

Grande abraço!

Erick da Silva disse...


Valeu pelas colocações Zé Carlos!
Um grande abraço