O desabafo da filha de José Genoíno


Me deparei nas redes sociais com este depoimento/desabafo de Mimi Ka Ge, filha de José Genuíno.

Confesso que me emocionei com a postagem, pois retrata o drama pessoal da família de Genuíno neste desfecho antecipado de um julgamento que, antes mesmo de iniciado, já estava fadado a decretar José Genuíno como culpado. Mesmo sem haver nenhuma prova contra ele, mesmo havendo garantias constitucionais que lhe resguardariam o direito a uma ampla defesa, a sua condenação já havia sido decretada pela dita "opinião pública" (leia-se grande mídia). Joaquim Barbosa e o STF cumpriram apenas um ritual formal para atender as "vozes das ruas" (ou seria da Globo?). Quem conhece um pouco da vida e trajetória de José Genuíno, atesta que sua vida simples está muito longe de ser a de alguém que tenha enriquecido fruto de corrupção, pelo contrário.

Felizmente, no julgamento da história, José Genuíno está não apenas absolvido, mas sua vida e trajetória política reconhecida por todo o seu heroísmo.

-----

Eu encontro com amigos queridos, recebo dois convites lindos de casamento, trocamos conversas, desabafos, carinhos, tanta coisa... e chega o pedido de ir à casa de meus pais. Quando entro, vejo minha mãe tentando manter o semblante tranquilo, meu irmão olhando para o infinito, e meu pai, meu amado pai, meu Genoino pai, descomposto.

O novo procurador geral da república solicitou a prisão imediata dos condenados do processo que vocês já sabem qual é. Não, os recursos que eles têm direito não foram julgados. Não, ainda não foi publicada a sentença, não, não e não para muitos dos direitos dos envolvidos. Mas nada disso importa. Num mundo em que o que mais vale é conhecermos o rei do camarote, nós, a família Genoino, não podemos ter paz. Não podemos respirar, não podemos nos planejar, não podemos dormir sabendo minimamente o que nos espera amanhã. De novo estamos nas mãos do STF.

E o pior é ver meu pai, meu guerreiro pai, esse Homem com H maiúsculo, que já lutou tanto, que já deu tudo de si, que fez da sua vida uma única luta, a de sonhar com a liberdade e a igualdade, quebrado, ferido, açoitado no corpo e na alma. Ver esse Homem que nunca pensou em si mesmo por um segundo sequer, antes que em seus ideais, passar por isso, sentir que não existe saída, quando tudo o que fez na vida foi dedicar-se ao coletivo, é triste demais.

Eu já pedi muito a vocês, meus amigos, amigas, família. Mas peço de novo, porque é o único que nos resta. Peço a vocês que rezem, que orem, que mentalizem, que sonhem até, para que um dia possamos ter paz. Só isso, paz. Porque justiça, isso parece que nunca teremos.

Mimi Ka Ge, filha de José Genoíno em uma declaração em rede social.

.

5 comentários:

paulo ribeiro junior disse...

Estou triste, ferido e altamente decepcionado: por essa mídia golpista monopolista, oligárquica, manipuladora e sabotadora; por esse judiciário nefasto, endeusado e vendido; por essa elite mesquinha, cruel e assassina social; por muitas pessoas inclusive dentro dessa nova realidade de inclusão social, pela preguiça em não pesquisar, repetir calúnias como papagaio e vociferar sem provas nem argumentos, contra quem saiu da mesma classe e depois de 500 anos realizaram parte dos nossos sonhos....
Estou revoltado e espero que não fique cego de raiva: por que as coisas só funcionam para ricos para opressores, monopólios e oligarquias egoístas; por tantos políticos pilantras posando de moralistas; por que pessoas que tentam fazer alguma coisa pelos mais pobres e pela verdadeira democracia e socialismo são derrotadas tão facilmente.....
Mas não vou desistir, o leite já derramou e vou agora com mais força lutar dia e noite na internet, em debates com amigos e familiares e mostrar a grande farsa, o grande golpe que sofremos....e DECIDIDAMENTE EM BREVE FILIAREI AO "PT"...não estamos mortos, mexeram com nossa casa de maribondos.
Tenha fé, Genoíno que vamos honrar a sua luta......

Rodrigo Moraes-de-Souza disse...

Como um homem que era presidente do partido não conhecia os esquemas que existiam dentro do próprio partido? Como um homem inocente do partido dos dois últimos presidentes pode ser condenado por um Tribunal com ministros indicados por estes presidentes? Como dois presidentes "companheiros" de um homem inocente não impedem sua condenação? Será que existe tanta injustiça assim? E por que o presidente que protegeu um assassino condenado não protege seu "companheiro" inocente?

Yacov disse...

" Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"

JOSÉ GENOÍNO será sempre um FAROL em meio à escuridão opressiva de nossas existências mesquinhas. Seu pai, minha menina, é uma ORAÇÂO VIVA.

VIVA O BRASIL - VIVA GENOÍNO

Abs

Ana Claudia disse...

Aos que perguntam como não sabiam o que acontecia no próprio partido: muitos dos que se perguntam isso, também não sabem como o próprio filho entra pro mundo das drogas mesmos dentro da própria casa, ou como a mulher o trai quase debaixo dos próprios olhos... As coisas acontecem e você não fica sabendo. É difícil na vida particular! Imagina quando você dirige um partido tão heterogêneo...

Anônimo disse...

Todo esse processo do mensalão me deixou muito angustiada, como cidadã, como filha, como cristã. Não discuto culpa, pois este não é o meu papel, não julgo nenhuma das pessoas envolvidas. Minha angustia veio por me deparar com as famílias que estavam ali atras deste mensalão, filhos, mulheres, irmãos, netos.. quanta dor, quanto medo, quanta rejeição..E os brasileiros, movidos por uma mídia com tamanho de poder de manipulação, não teve dó,tripudiou e condenou tantos quanto "deviam". Quero deixar aqui uma força pessoal principalmente a família e dizer que por mais esforço que façamos aos outros, por mais que tenhamos dado a vida por ideais, por filosofias, pela política, nunca seremos recompensados, e se assim esperamos, saiba que tudo é em vão. Espere sempre em Deus, ele é misericordioso e a Ele pertence todo o amor, amor esse que não podemos nem imaginar, amor que supera todas as dores, que nos traz fé, esperança, amor que abraça e não nos julga de nenhuma forma. Somente o Senhor conhece todas as coisas, as circunstancias, os corações, as intenções e eu peço hoje que Deus possa confortar o coração dessas famílias. Entregue suas vidas a Ele e o mais ele fará. Deus os abençoe.