"Batman do Leblon": vídeo sintetiza atual momento dos protestos no Brasil


Desde as chamadas "jornadas de junho" muita confusão tem imperado sobre o atual momento do Brasil. Neste mar de opiniões difusas e contraditórias, um vídeo tem feito sucesso na internet e nos brinda com uma rara síntese de todo este confuso processo político em curso.


É engraçado e instrutivo, porque mostra um debate importante sobre o futuro das manifestações, no Rio e em outras capitais. Demonstra como opiniões políticas divergentes, ausência de projetos políticos, ativismo e engajamento, espontaneísmo e efemeridade se somam a uma boa dose de "non sense".

O personagem principal é um tiozão "bon vivant" (que faz questão de afirmar que ganha muito bem) protestando contra o protesto.

A sua revolta é por acreditar que aquela ação é uma iniciativa de direita. Seu principal interlocutor é o "Batman do Leblon", que proclama seu direito de estar ali protestando em nome do Brasil e da democracia. Em meio a discussão, tem uma senhora completamente "fora da casa", que afirma ser de direita e que toda aquela “bagunça” faz parte de uma tentativa de um golpe comunista no país. Ela é uma prova do nível de psicopatia que a leitura de Veja provoca nas pessoas.

Para completar o cenário pitoresco, tem ainda um francês interessado nos "rolezinhos", fazendo o papel de símbolo de como a Europa olha para nossos problemas.

Enfim, o mais interessante é que a discussão aberta, livre, polêmica, às vezes bem humorada, às vezes irritada, das pessoas presentes no vídeo, é um bom retrato da nossa jovem democracia. É um pequeno e delicioso retrato do Brasil e do atual momento dos protestos.

.

4 comentários:

Flávio Furtado de Farias disse...

Muito bom o texto. Acho que, no entanto, está descontextualizado uma pequena passagem. A afirmativa de que ganha muito dinheiro por parte do senhor. Eu vi e revi, e penso que ele apenas quis contextualizar (não esnobar) a situação de como ele ver a interação social naquela região do Rio. Ele pode até está enganado, mas acho que vale a pena considerar o sentido da fala do senhor.

Antonio Kleber Mathias Netto disse...

Concordo plenamente contigo, Flávio Furtado de Farias. Em nenhum momento senti naquele senhor ares de "esnobação", de ser melhor do que ninguém, ou mesmo que tais movimentos ameacem o seu status quo. Ele apenas se posiciona financeiramente para dizer que, mesmo assim, convive com gente menos protegida economicamente, como muita gente o faz, sem discriminar ninguém.

Anônimo disse...

rapaz, que balaio de gato essa discussão...
o melhor é o efeito manada quando o restante dos "populares" começam a vaiar (no final do video), sem saber o por que...

Flávio Furtado de Farias disse...

https://twitter.com/prof3f/status/426138865024253952/photo/1